Este Blog é criado com o objetivo de mostrar o que está sendo realizado com os alunos do ensino médio, agroindústria Proeja e alimentos. Nos dias 6 e 9 de novembro de 2009, por exemplo fizemos um experimento pedagógico. O Autódromo de química e o dominó de química orgânica, respectivamente. Os alunos do 3º ano turmas A e B responderam a um questionário sobre a aula lúdica e mostraram um desempenho diferente da aula tradicional.
17 de nov. de 2009
DOMINÓ DE QUÍMICA ORGÂNICA
O DOMINÓ DE QUÍMICA ORGÂNICA FOI FEITO COM 28 PEÇAS DE MADEIRA QUE SERIA DESCARTADA NA SERRARIA, FOI UTILIZADO TINTA GUACHE PARA PINTAR AS PEÇAS DANDO UM ACABAMENTO COLORIDO, TORNANDO O MATERIAL MAIS ATRATIVO. FORAM CONFECCIONADOS EM PAPEL CHAMEX OS TÓPICOS DE QUÍMICA ORGÂNICA, PARA CADA PEÇA DO DOMINÓ. A SEGUIR OS MESMOS FORAM COLADOS NAS PEÇAS DE MADEIRA. A CLASSE FOI DIVIDIDA EM 4 GRUPOS CABENDO A CADA GRUPO 7 PEÇAS. O PRIMEIRO GRUPO A COLOCAR A PRIMEIRA PEÇA SERIA AQUELE QUE TIVESSE O BENZENO. O PROXÍMO GRUPO SEGUE NO SENTIDO HORÁRIO. CASO O GRUPO NÃO TIVESSE A PEÇA PARA COMPLETAR PASSA A VEZ PARA O GRUPO IMEDIATO. VENCE O GRUPO QUE TERMINAR NÃO RESTANDO PEÇA ALGUMA. COMO AS PEÇAS FORAM PINTADAS DE COR DIFERENTE, PARA INICIAR NOVA RODADA UM NOVO COMPOSTO ERA INDICADO PELO PROFESSOR PARA O INÍCIO DA RODADA. O PROFESSOR SEMPRE ESTÁ PRESENTE PARA FAZER INTERFERÊNCIAS QUANDO NECESSÁRIO. A PROPOSTA FOI BEM ACEITA POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS, QUE DECLARARAM UMA BOA SITUAÇÃO DE APRENDIZADO, UMA VEZ QUE REVISARAM TODO O CONTEÚDO. FOI OBSERVADO RESPEITO ENTRE OS GRUPOS E CUMPRIMENTO DAS REGRAS UMA VEZ QUE FORAM TRABALHADOS ANTERIORMENTE COM OS ALUNOS.
Professor Antônio Carlos Guimarães, Mestre em Educação Agrícola e leciona química desde 1987 na antiga Escola Agrotécnica Federal de Urutaí, hoje Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, até o início de 2008, quando fui para a cidade de Morrinhos, Goiás pelo motivo da minha esposa ter passado no concurso para professora de matemática também do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. No Campus Morrinhos, desenvolveu o projeto de análises físico-química do leite do Campus, e em novembro de 2009 desenvolve um projeto lúdico com alunos do 3º ano do mesmo Campus.
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