16/11/2009

PROPOSTA DE UMA AULA LÚDICA PARA OS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DO IF-GOIANO.

MEC - SETEC
INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS – GOIÁS.
PROFESSOR MSc. Antônio Carlos Guimarães

TÍTULO: O AUTÓDROMO DE QUÍMICA ORGÂNICA – UMA PROPOSTA LÚDICA


JUSTIFICATIVA

Segundo Nardin, o ensino de química no nível médio é ainda hoje um desafio para muitos professores e alunos, percebemos que há uma insatisfação muito grande por parte dos professores, que não conseguem atingir certos objetivos educacionais propostos e uma desmotivação entre os alunos, que consideram a química uma disciplina difícil e que exige muita memorização. Para Soares (2008), o que nos interessa de imediato é o manuseio, ou seja, o acesso e o contato livre com o material proposto, visando o domínio do conhecimento. Assim, acredita-se que o ato de jogar ou brincar com tal material se transforma em um meio de exercitar o conhecimento, como ocorre em um jogo convencional, quando as dificuldades imposta pelas regras são superadas e o mecanismo do mesmo, aprendido. Segundo Vilela, as práticas lúdicas, além de propiciarem um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem pelo fato do jogo gerar prazer, estimulam a interação entre os alunos a partir da construção coletiva do conhecimento. De acordo com Passos e Dias, há muito vêm se discutindo alternativas para tornar o ensino mais dinâmico e interativo, sem essa mera transmissão de conhecimento que caracteriza o ensino tradicional. Algumas atividades lúdicas que podem ser desenvolvidas na sala de aula são os jogos didáticos, dinâmicas e brincadeiras que propiciam um ambiente de alegria e diversão no meio escolar.

OBJETIVOS:

GERAL:

Oferecer aos alunos oportunidade de participar e avaliar uma proposta lúdica dentro do ensino da química orgânica.

ESPECÍFICOS:

Aplicar uma atividade lúdica na avaliação da aprendizagem dos conceitos de química orgânica referente ao 4º bimestre, os capítulos 4 e 5 do livro Química, na abordagem do cotidiano (2003).

Avaliar o conteúdo de química orgânica do 4º bimestre de forma lúdica.

Desenvolver uma dinâmica lúdica, destacando seus aspectos pedagógicos e as vantagens de desenvolver uma aula usando esses recursos.


DESENVOLVIMENTO:

Foram trabalhados de forma tradicional os conteúdos, Geometria molecular, Ligações polares, Isômeros, e para avaliar a compreensão do conteúdo foi apresentado aos alunos uma proposta lúdica (autódromo). Os alunos foram divididos em equipes de 4 ou 5 alunos por afinidade. A proposta foi discutida com os alunos e eles foram informados que o conteúdo foi dividido em perguntas que após sorteadas deveriam ser respondidas em 1 ou 2 minutos. Caso acertassem o carrinho passaria para a próxima cela e o grupo ganharia o ponto correspondente. Caso errassem a pergunta passaria ao grupo imediato, o que aconteceria caso não soubessem a resposta. Em ambos os casos o carrinho não sai do lugar, logo o grupo não ganha e nem perde ponto. Em caso de nenhum grupo responder o professor poderá fazer uma interferência para auxiliar o pensamento do grupo em questão.

RESULTADOS ESPERADOS:

Avaliar as possibilidades de abordagens do tema, suas vantagens no uso de recursos lúdicos para a química orgânica.

Compreender o uso de regras, pois, segundo Soares (2008), a regra deve ser a maior preocupação do professor que desejar aplicar os jogos em sala de aula.

Refletir sobre o interesse dos alunos nesse tipo de atividade como uma aula inovadora, criativa e dinâmica.

Desenvolver habilidades tais como, respeito ao próximo e as diferenças, de pensamentos, idéias e conceitos, ser criativo, e capacidade de argumentação, tornando-o um ser capaz do exercício da cidadania, através da atividade lúdica.


BIBLIOGRAFIA

SOARES, MÁRLON. Jogos para o ensino de química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari. ES. ExLibris, 2008.

NARDIN, INÊS CRISTINA BIAZON. Brincando aprende-se química. Disponível em www. diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf. Acesso em 29 out de 2009.

VILELA, R.F. et al. Bingo Químico: Uma maneira interativa e lúdica de ensinar e aprender química. In: SIMPEQUI – 7º Simpósio Brasileiro de Educação Química. Disponível em: www.abq.org.br/simpequi/2009/trabalhos/98-5904.htm. Acesso em 26 de out de 2009.

PASSOS, L.O. ; DIAS, M.L. Jogos didáticos: uma ferramenta lúdica para o ensino de química. In: Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Disponível em:
www.sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T1871-1.pdf. Acesso em 26 de out. de 2009.

PERUZZO, F.M. ; CANTO, E.L. Química: na abordagem do cotidiano. Editora Moderna. 2003.

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